26ª Festa dos vaqueiro de Chorrochó-BA, dias 27,28 E 29 de Julho de 2012


Foto associação dos Vaqueiros de Chorrochó-BA


26ª FESTA DOS VAQUEIROS DE   CHORROCHÓ,
DE 27 A 29 DE JULHO 2012.

COMEÇARAM OS PREPARATIVOS PARA A TÃO ESPERADA FESTA DOS VAQUEIROS DE CHORROCHÓ-BA,A MAIOR MANIFESTAÇÃO CULTURAL DO NOSSO MUNICÍPIO, REALIZADA PELA ASSOCIAÇÃO DOS VAQUEIROS, QUE SEMPRE É COMPROMETIDA COM A VALORIZAÇÃO DO VAQUEIRO.
Há 26 anos vaqueiros de Chorrochó e toda região do sertão baiano e pernambucano se reúnem no último final de semana de julho em Chorrochó para celebrarem a fé e suas crenças, demostrando que estão vivos e ainda vivem a vida de vaqueiro superando as secas, unidos pela força do orgulho da profissão de vaqueiro e pelos laços da fidelidade que dura ao longo do tempo, onde compartilham juntos momentos de alegrias, companheirismo e determinação para suportarem os tropeços da vida árdua do campo com grandes estiagens.
A Associação dos Vaqueiros tem como objetivo promover a Festa dos Vaqueiros para fomentar e executar ações que contribuam para manter viva a memória cultural popular relacionada ao uso de costumes e tradições da diversidade cultural do município, com a promoção de arte, do artesanato, da prática de esporte, do desenvolvimento artístico e em defesa da conservação do Patrimônio Histórico Imaterial da memória do vaqueiro.

JUSTIFICATICA POR CONTA DA SECA

Algumas Prefeituras estão cancelando o São João e Festas por conta do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) que enviou uma recomendação a todas as cidades que estão sofrendo com a seca no sertão, ou seja, aquelas em estado de emergência, para que não ocorra Festas e São João, por que se a Prefeitura decretou estado de emergência e esta financiando festas por que não pega o dinheiro da festa e combate a seca já que é sua obrigação.

Esse não é o caso da festa dos vaqueiros de chorrochó, promovida pela associação dos vaqueiros, POIS ELA É TOTALMENTE INDEPENDENTE DE CONTRIBUIÇÃO DA PREFEITURA DE CHORROCHÓ, que decretou estado de emergência, A PREFEITURA A 07 ( SETE ANOS) NÃO VEM CONTRIBUINDO PARA REALIZAÇÃO DA FESTA, que por sua vez conta com o apoio dos próprios vaqueiros, amigos ,empresário, e do Governo do Estado.

Esse ano não vai ser diferente por conta da seca devemos realizar a Festa dos Vaqueiros, para que os visitantes deixem valores em nosso comércio que ultimamente anda sofrendo também o impacto da seca com redução de vendas.Sabemos que com a estiagem prolongada os animais como os cavalos estão magros e fracos, mas vamos fazer o possível para fazer um Desfile Gracioso e uma Missa com fé, pedindo apelo a Deus pela chuva.

Estamos fechando as atrações, em breve divulgaremos, vamos fazer o possível para trazer as bandas que agradam o nosso público.

Essencialmente o evento vai desenvolver a maior atividade econômica e turística do município promovendo cada vez mais uma divulgação positiva de uma cidade que tem uns dos mais baixos IDH- Índice de Desenvolvimento Humano da Bahia. Além dos valores expressivos que os visitantes deixam no local.

Aumentar o fluxo financeiro do comércio local é também prioridade do evento, como das pessoas que esperam o ano todo por uma renda extra a exemplo:

·         OS BARRAQUEIROS do Parque dos Vaqueiros,que a mais de 20 anos são as mesmas famílias que tem essa oportunidade, para somar um renda extra com venda de bebidas e comidas.
·         BARES RESTAURANTES E BARRACAS DE LANCHES,ficam lotados de consumidores, localizado nas avenidas da cidade.
·         OS PEDREIROS E SERVENTES, quase todo mundo faz um tipo de reforma em suas residências ou comércionessa época, a fim de receber os visitantes.
·         MATERIAL DE CONSTRUÇÃO, sempre que há reforma existe a venda do material de construção.
·         HOTEIS E POUSADAS LOCAL E REGIONAL,o hotel e pousada de nossa cidade não comporta nosso visitantes sendo necessário acomodá-los nas cidades vizinhas, onde conclui um renda total das reservas.
·         MERCADOS, com o aumento da venda em geral. 
·         AÇOUGUE E MARCHANTES, é muita grande a venda de carne nessa época, sejam caprinos, ovinos, aves, ou suínos, é uma oportunidade de venda dos produtores rurais.
·         LOJAS DE ROUPAS e BANCAS DE FEIRA, que vendem o mês todo na expectativa da chegada da festa.
·         GERAÇÃO DE MAIS 200 EMPREGOS DIRETOS PELA ASSOCIAÇÃO DOS VAQUEIROS,contratamos mais de 200 pessoas para suporte geral na organização da festa, pessoas da limpeza, cozinheiras, eletricista, porteiro, segurança, pedreiro, motorista, camareira, divulgador, confecção de premiação, mão de obra e serviços gerais.


QUEM DE CHORROCHÓ NÃO SE PEGOU EM UMA SITUAÇÃO DESSAS? , TRABALHANDO, REFORMAND, COMPRANDO, SE EMOCIONANDO E SE DIVERTIDOS NESSA FESTA.É UMA CONJUNTURA SÓ.
ÀS VEZES PARAMOS PARA VISUALIZAR OS TRÊS DIAS DA FESTA E NÃO ANALISAMOS A IMPORTÂNCIA QUE O EVENTO NOS PROPORCIONA, FILHOS DE CHORROCHÓ DEVEMOS NOS ORGULHAR E SEMPRE APOIAR, PARA QUE NUNCA PERMITAM QUE NINGUÉMPOSSA SER CONTRA OU ATRAPALHAR ESSE PATRIMÔNIO CULTURAL DOS CHORROCHOENSES.

Texto: Associação dos Vaqueiros de Chorrochó- ASVAC- Presidente Irmá Cipriano do Nascimento
(Cópia envia ao site da Rádio comunitaria  Líder do Sertão FM, e aos blog Chorrochó em foco, juninhochorrocho  e ao Barra Fuxico para que possa divulgar na íntegra esse texto e deixar toda população esclarecida)
Em 11 de Maio de 2012.

0 comentários: